CONSULTOR EM COMPORTAMENTO HUMANO PROF. MARCOS TADEU CARDOSO

.

Dicas Oratória: Conhecer e Conquistar Platéias

Conhecer e Conquistar Platéias
• Geralmente a platéia e divida em três partes;
(1/3 dela possivelmente criticará o orador independentemente do que ele faça geralmente eles vão para criticar, ou mesmo por “obrigação”; 1/3 dela ficará em duvida; 1/3 da sala gostará da apresentação).
• Nesse caso o orador deve focalizar para atrair esse 1/3 que está em duvida, feito isso 2/3 da sala gostará da palestra, minando os insatisfeitos.
• Antes de dar uma palestra deve analisar quem faz parte dela, costumes, gostos, desgostos, ambiente, cultura, nível intelectual...
• No caso de auditório hostil existe modelo de discurso ideal.
• Para conquistar uma platéia deve ter um discurso bem ordenado.

Como Criar Empatia com o Público
• Primeiro usar posturas corporais adequadas, como olhar platéia.
• Elogiar sinceramente a platéia.
• Prometer brevidade.

Prof. Marcos Tadeu Cardoso
Graduado em História, pós-graduando em ciências da Religião, mestrando em Psicanálise e autor de varios livros.

Tudo sobre a PUBERDADE

O que é a puberdade?

A puberdade é um período que ocorre mudanças biológicas e fisiológicas, é neste período que o corpo torna-se maduro e os “adolescentes” ficam capacitados para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.
Nesta fase, são observadas mudanças tais como: crescimento de pêlos pubianos, crescimento dos testículos e aparecimento das mamas.

O início da fase da puberdade é variável de pessoa para pessoa, frequentemente para o sexo feminino é entre os nove e treze anos de idade e para o sexo masculino entre 10 e 14 anos de idade. Este processo pode ser observado nos diferentes setores dos organismos, alguns mais evidentes do que em outros, como o aumento do peso e da altura e à maturação sexual.
No período da puberdade, o hormônio hipotálamo ordena ao outro hormônio, a hipófise, o aumento de gonadotropinas que são liberados durante o sono, que ao se desencadearem, realizam a produção dos hormônios sexuais.
Os hormônios sexuais se diferem para os homens e as mulheres, mas não são totalmente exclusivos de cada sexo, nos homens, os testículos secretam entre outros hormônios, a testosterona e nas mulheres, o ovário fabrica o estrógeno.
As gônadas e as supra-renais de ambos os sexos produzem o estrógeno e testosterona, mas é variável a quantidade. As características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos.

Puberdade atrasada

Em algumas meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos de idade, ocorrem à ausência de qualquer característica sexual, neste caso é considerado a puberdade atrasada, neste caso alguns especialistas aconselham a procura de um profissional adequado para acompanhar os casos de puberdade.

Puberdade precoce

É quando as características pertencentes às meninas ocorrem antes dos 8 anos de idade e nos meninos antes dos nove anos.

Período de Puberdade Masculina

A puberdade nos meninos começa por volta dos 11 ou 12 anos e é caracterizado por um período de intensas mudanças, como o crescimento dos pêlos e pênis e o aumento de tamanho dos testículos.
Nesta fase ocorre a primeira ejaculação, sendo que esta pode ocorrer durante o sono ou até mesmo resultante da masturbação, acontecem também a ereção espontânea, sem que o pênis seja estimulado ou mesmo tocado.

As principais características das mudanças são:

- surgimento de pêlos nos púbis, nas axilas e no peito;
- aumento dos testículos e do pênis;
- crescimento da barba;
- voz grossa;
- ombros mais largos;
- aumento da massa muscular;
- início da produção de espermatozóides;
- aumento do peso e da estatura.

Período de Puberdade Feminina

A puberdade nas meninas começa por volta dos 9 ou 10 anos e é caracterizado pela primeira menstruação e o desenvolvimento dos órgãos genitais e da mamas.
A primeira menstruação ocorre por volta dos 12 anos, ou antes, pois dependem de fatores genéticos, raciais, nutricionais e outros.

As principais características são:

- alargamento dos ossos da bacia;
- início do ciclo menstrual;
- surgimento de pêlos nos púbis e nas axilas;
- depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
- desenvolvimento das mamas.

Comportamento Feminino no Trabalho

Uma pesquisa, intitulada A mulher e o Mercado de Trabalho e idealizada pela Catho Consultoria em RH, apontou que as piores falhas profissionais atribuídas às mulheres são insegurança e hipersensibilidade a situações e pessoas. O estudo foi realizado com mais de 100 mil executivos de São Paulo.

Para 49,92% dos entrevistados, o ponto positivo das mulheres está na melhor capacidade de comunicação. A pesquisa revelou que elas não costumam usar vícios de linguagem e conseguem manter as pessoas mais sintonizadas enquanto falam. Outra característica avaliada foi valorizar mais os subordinados quando em posições de chefia, apontada por 31,11% como sendo a principal característica do estilo de liderança das mulheres.

Segundo Norberto Chadad, coordenador da pesquisa, a análise da posição da mulher no mercado de trabalho é completa:

– É uma grande satisfação poder compartilhar estes resultados e mostrar que o dito "sexo frágil" há muito deixou de ser apenas a sombra de seu par masculino, mas que hoje ocupa posições, recebe promoções e compete de igual para igual – afirma.

O consultor organizacional Ricardo Piovan, autor do livro Resiliência - como superar pressões e adversidades no trabalho, afirma que algumas características femininas contribuem intensamente na aplicação da resiliência no ambiente corporativo:

– Uma delas é a flexibilidade. As mulheres são muito mais flexíveis que os homens, elas se moldam perante as pressões e adversidades, possibilitando uma outra visão para superar os problemas do trabalho. Neste momento, aparece outra habilidade inerente da mulher que é a criatividade. Uma vez permitido ser flexível, posso criar formas que não foram pensadas para resolução de problemas, conflitos ou pressões, isto é, formas inovadoras para superar qualquer obstáculo – ilustra.


Ricardo Piovan dá, ainda, uma sugestão para mulheres que estejam encontrando dificuldades em controlar a sensibilidade no local de trabalho:


– Vistam suas máscaras temporariamente. Quando estiver com raiva do chefe por algo que ele fez, se acessar este estado pode ter problemas de relacionamento - e a corda pode estourar para o mais fraco. Então vista uma máscara temporária demonstrando que está dominando a situação e não perdendo o controle. Mas cuidado, ficar neste estado de máscara o tempo todo traz sofrimento, pois você não está sendo você, portanto, após o término da crise seja autêntica com o seu chefe, aplicando-lhe um feedback falando tudo que você sentiu quando ele teve aquele comportamento. Note que, fora da crise é muito mais fácil ser compreendida por este chefe despreparado – ensina.

Fonte: O Globo